Regressão marinha que sucedeu o optimum climático holocênico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v22i3.1843

Palavras-chave:

Regressão marinha, Oscilações secundárias, Nível do mar.

Resumo

A regressão marinha que sucedeu o optimumclimático holocênico (MIS1) concentra as principais discussões, hipóteses e entraves teóricos inerentes a literatura costeira sobre as variações do nível relativo do mar no litoral do Brasil. Este fato se deve ao desenvolvimento de dois modelos de curvas de variações do nível relativo do mar que se divergem em função de interpretações conflitantes a partir de diferentes registros datados. Estas curvas evidenciaram que durante os últimos 7.000 anos A.P. a costa brasileira foi submetida a uma fase de submersão que durou até 5.100-5.400 anos A.P. (MIS1), seguido por período de emersão associado àregressão que culminou no nível do mar atual. Contudo, para alguns autores, este evento eustático regressivo transcorreu mediante duas oscilações de alta frequência com amplitudes de 3 a 4 m (4.100-3.800 e 3.000-2.700 anos A.P.). Hipótese fortemente contestada por outros pesquisadores que defendem a ocorrência de uma regressão progressiva contínua, sem oscilações secundárias responsáveis por interromper a tendência uniforme. A partir desta problemática, esta pesquisa destaca as principais discussões teóricas envolvendo o comportamento do nível do mar ao longo da regressão holocênica. Afinal, houve ou não oscilações secundárias do nível do mar no litoral brasileiro ao longo de regressão que sucedeu MIS1?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Gomes Rubira, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Bacharel e Licenciado Pleno em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Mestre em Geografia com ênfase em análise ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Doutor em Geografia com ênfase em análise de processos genético-evolutivos pela Universidade Estadual de Campinas (2019) com períodos de estágios nas Universidades de Coimbra, Évora, Porto e Chile. Foi bolsista de mestrado CAPES e doutorado FAPESP. Atualmente é professor Assistente A da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia costeira e fluvial do Quaternário; evolução regional do relevo; geocronologia de coberturas superficiais fluviais, marinhas, coluviais e eólicas que compõem e recobrem superfícies geomorfológicas.

Archimedes Perez Filho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Titular do Departamento de Geogradia da Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

28-06-2021

Como Citar

Rubira, F. G., & Perez Filho, A. (2021). Regressão marinha que sucedeu o optimum climático holocênico. Revista Brasileira De Geomorfologia, 22(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v22i3.1843

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>