Evolução Pedomorfológica das Vertentes em Conceição do Araguaia(PA): Abordagem Metodológica e Evidências Macro e Micromorfológicas (1)

Autores

  • Nádia Regina do Nascimento
  • Diosvany Hernandez Perez

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v4i1.18

Resumo

Processos erosivos mecânicos, sucessivos no tempo e no espaço, são, prioritariamente, considerados pelos geomorfólogos como responsáveis pela morfogênese. Estudos de sistemas de solos em toposseqüências a propósito da mineralogia e estrutura de solos e alteritas foram fundamentais para mostrar a importância da alteração e da pedogênese como agentes morfogenéticos. Sistemas de solos são entendidos como unidades funcionais e de processos e podem constituir o parâmetro de delimitação de unidades geo- ambientais. O estudo da pedomorfologia do relevo, apresentado neste artigo, partiu da hipótese de que a distribuição espacial e a evolução das unidades pedo-geomorfológicas acompanham a evolução dos sistemas de solos e não são, necessariamente, o resultado de processos erosivos mecânicos. Este trabalho combina procedimentos de campo com análises de laboratório (microscopia óptica, análises texturais, químicas, mineralógicas e análises por microscopia eletrônica por varredura e por transmissão). A área de estudo está localizada no sul da Amazônia Brasileira, sob clima tropical úmido, em uma zona de transição floresta/cerrado. Os resultados obtidos mostram que a evolução dos sistemas de solos tem caráter determinante na evolução pedo-geomorfológica: um longo processo de laterização com encouraçamento ferruginoso e latossolização foi o responsável pelo aplainamento e abaixamento dos relevos; o Latossolo transforma a couraça e provoca uma leve convexização das encostas dos platôs; a expansão de um Argissolo provoca uma mudança fundamental na forma dos relevos fazendo aparecer lombadas convexas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-11-2003

Como Citar

Nascimento, N. R. do, & Perez, D. H. (2003). Evolução Pedomorfológica das Vertentes em Conceição do Araguaia(PA): Abordagem Metodológica e Evidências Macro e Micromorfológicas (1). Revista Brasileira De Geomorfologia, 4(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v4i1.18

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)