MODELAGEM ESPACIAL DA NEOTECTÔNICA NA COSTA DO DESCOBRIMENTO, SUL DO ESTADO DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v22i2.1776

Palavras-chave:

Formação Barreiras, Neotectônica, Morfotectônica, Índices Geomorfológicos.

Resumo

Este trabalho objetiva realizar a modelagem da atuação da Neotectônica presente na Costa do Descobrimento, sul do Estado da Bahia, onde afloram sedimentos do Neógeno que constituem a Formação Barreiras. A área de estudos possui uma geomorfologia dominada por tabuleiros que, ao atingirem a costa, formam falésias com até 40 m de altura. Estudos de campo foram desenvolvidos com o intuito de observar, descrever, medir e interpretar as estruturas geológicas, principalmente juntas e falhas que indicassem a ação da Neotectônica. A partir de dados de elevação de MDT/SRTM processados através de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), utilizando software ArcMap, foi realizado um conjunto de mapas temáticos, destacando os índices estruturais (mapa de lineamentos, densidade de lineamentos e frequência de lineamentos), índices geomorfológicos (densidade de drenagem, frequência de fluxo e índice topográfico de umidade) e índices morfotectônicos (amplitude de relevo e gradiente de inclinação), para que, mediante a técnica de combinação linear ponderada (WLC), fossem determinadas áreas que guardassem registros da tectônica mais recente. Os dados de campo e a análise das imagens demonstram uma maior densidade de lineamentos na direção NW-SE e, secundariamente, na direção NE-SW, totalizando 908 e 722, respectivamente. O mapa originado destaca registros mais evidentes da Neotectônica nas bacias dos rios Camurugi, Trancoso e Caraíva, principalmente pelo basculamento de blocos estruturais e modificação nas direções de drenagem. A integração dos mapas destacando os índices estruturais, geomorfológicos e morfotectônicos mostra-se um método eficaz para a modelagem de eventos tectônicos e ratifica a ação da Neotectônica na Costa Descobrimento, abrindo possibilidades para que outros estudos possam se desenvolver ao longo da costa leste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oriana Isabel Rojas González, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM)

Carlos César Uchôa de Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Área de Geociências/Departamento de Ciências Exatas e Programa de Pós Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente.

Downloads

Publicado

01-04-2021

Como Citar

Rojas González, O. I., & de Lima, C. C. U. (2021). MODELAGEM ESPACIAL DA NEOTECTÔNICA NA COSTA DO DESCOBRIMENTO, SUL DO ESTADO DA BAHIA. Revista Brasileira De Geomorfologia, 22(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v22i2.1776

Edição

Seção

Artigos