SUSCETIBILIDADE AOS PROCESSOS DA DINÂMICA SUPERFICIAL NA RODOVIA ENTRE POÇOS DE CALDAS (MG) E ÁGUAS DA PRATA (SP)

Autores

  • Leonardo Barbosa Silva Universidade Federal de Alfenas – Unifal. Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT. Cidade Universitária. Rodovia José Aurélio Vilela, nº 11.999, Poços de Caldas/MG - CEP: 37715-400 http://orcid.org/0000-0002-2464-8632
  • Diego de Souza Sardinha Universidade Federal de Alfenas – Unifal. Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT. Cidade Universitária. Rodovia José Aurélio Vilela, nº 11.999, Poços de Caldas/MG - CEP: 37715-400 http://orcid.org/0000-0002-5763-0535
  • Rafael de Oliveira Tiezzi Universidade Federal de Alfenas – Unifal. Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT. Cidade Universitária. Rodovia José Aurélio Vilela, nº 11.999, Poços de Caldas/MG - CEP: 37715-400 http://orcid.org/0000-0001-8682-7807
  • Paulo Henrique Bretanha Junker Menezes Universidade Federal de Alfenas – Unifal. Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT. Cidade Universitária. Rodovia José Aurélio Vilela, nº 11.999, Poços de Caldas/MG - CEP: 37715-400 http://orcid.org/0000-0002-4702-9869

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v21i3.1709

Palavras-chave:

desastres naturais, caracterização fisiográfica, movimentos de massa

Resumo

Os desastres naturais podem ter diferentes origens no ambiente, estando associados principalmente às características físicas do meio. Tais eventos impactam não apenas no meio ambiente, mas podem trazer danos à saúde e segurança da população, além de prejuízos financeiros e estruturais. O presente trabalho foi realizado em uma região de serra, sobre as rodovias BR-267 e SP-342, trecho que liga Poços de Caldas (MG) a Águas da Prata (SP), com o objetivo de analisar a suscetibilidade aos principais processos da dinâmica superficial. Para tal, foram levantadas informações da área de estudo para sua caracterização fisiográfica (clima, uso do solo, geologia, pedologia e relevo) através de ferramentas de geoprocessamento e observações em campo de 16 pontos representativos – 12 cortes de rodovia e 4 calhas de cursos d’água. Os processos com maior ocorrência foram às quedas de blocos (10 pontos), deslizamentos/escorregamentos (3 pontos) e movimentos translacionais (3 pontos) e solifluxão lenta, que também foi observada. De maneira geral, o trecho da rodovia se mostrou crítico quanto à ocorrência de eventos ligados a movimentos de massa, indicando que seus usuários se encontram expostos a riscos. Como medidas intervencionistas recomendam-se sinalização dos trechos de maior perigo e instalação de estruturas de contenção (guard-rail). Como medidas de gestão e planejamento, recomenda-se considerar os fatores de risco (declividade, evidências de movimentos) na revisão/elaboração dos Planos Diretores, a fim de evitar que tais perigos afetem a população e o desenvolvimento de atividades a longo prazo.

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Biografia do Autor

Leonardo Barbosa Silva, Universidade Federal de Alfenas – Unifal. Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT. Cidade Universitária. Rodovia José Aurélio Vilela, nº 11.999, Poços de Caldas/MG - CEP: 37715-400

Possui graduação em Engenharia Ambiental, mestrando em Ciência e Engenharia pelo Instituto de Ciência e Tecnologia – Unifal, Poços de Caldas (MG)

Diego de Souza Sardinha, Universidade Federal de Alfenas – Unifal. Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT. Cidade Universitária. Rodovia José Aurélio Vilela, nº 11.999, Poços de Caldas/MG - CEP: 37715-400

Engenheiro Ambiental, Mestre e Doutor em Geologia Regional. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) ministrando disciplinas nos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Engenharia Ambiental. Lotado no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) de Poços de Caldas (MG) onde desenvolve pesquisa com ênfase em processos geoquímicos superficiais, atuando principalmente em hidrogeoquímica de bacias hidrográficas. Trabalha em estudos de intemperismo, erosão, aportes atmosféricos e poluição geogênica/antropogênica, principalmente os relacionados a bacias de drenagem como unidade de estudo.

Rafael de Oliveira Tiezzi, Universidade Federal de Alfenas – Unifal. Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT. Cidade Universitária. Rodovia José Aurélio Vilela, nº 11.999, Poços de Caldas/MG - CEP: 37715-400

Rafael Tiezzi é Graduado em Engenharia Ambiental pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), pós graduado em Avaliação Ambiental pelo Prominp/UNICAMP/Pétrobrás, Mestre em Planejamento Energético pelo Departamento de Energia da UNICAMP na área de Mudanças Climáticas e recursos hidroenergéticos e doutor em Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais na Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, onde trabalha com impactos hidroclimatologicos sobre riscos de suprimento energético do SIN. Rafael foi pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) no Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliações Geoambientais (LABGEO-CETAE). Foi analista operacional em hidrologia no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil, perito judicial de promotoria, Coordenador de Meio Ambiente da empresa Semp-Toshiba e consultor de implantação de SGA-ISO 14.001 na Sabesp. Atualmente é Professor no Instituto de Ciência e Tecnologia-ICT (campus de Poços de Caldas-MG) da Universidade Federal de Alfenas.

Paulo Henrique Bretanha Junker Menezes, Universidade Federal de Alfenas – Unifal. Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT. Cidade Universitária. Rodovia José Aurélio Vilela, nº 11.999, Poços de Caldas/MG - CEP: 37715-400

Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (2006), Especialização em Geoprocessamento pela Universidade de Brasília (2007), Mestrado e Doutorado no curso de Pós Graduação em Geoiciências Aplicadas, área de concentração Geoprocessameno e Análise Ambiental, no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília. Atualmente é professor na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) Campus Poços de Caldas, nos cursos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia Ambiental nas disciplinas Cartografia, Cartografia Digital e Sistemas de Informação Geográfica, Sensoriamento Remoto e Estudo de Campo para Engenharia Ambiental. Tem experiência na área de geociências ,principalmente nos seguintes temas: integração de dados e análise espacial; dinâmica de fenômenos ambientais; avaliação de impactos ambientais; mapeamento de uso e ocupação do solo, modelos hidrológicos, gestão de assoreamento de reservatórios; e, levantamentos de campo com: geofísica aquática, espectrorradiometria e hidrossedimentologia.

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Publicado

01-07-2020

Como Citar

Silva, L. B., Sardinha, D. de S., Tiezzi, R. de O., & Menezes, P. H. B. J. (2020). SUSCETIBILIDADE AOS PROCESSOS DA DINÂMICA SUPERFICIAL NA RODOVIA ENTRE POÇOS DE CALDAS (MG) E ÁGUAS DA PRATA (SP). Revista Brasileira De Geomorfologia, 21(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v21i3.1709

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