CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA EM ÁREA DE EXPANSÃO URBANA: UMA CONTRIBUIÇÃO AO PLANEJAMENTO TERRITORIAL

Autores

  • Alan Silveira Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Campus de Rio Claro
  • Cenira Maria Lupinacci da Cunha Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento (Deplan/IGCE/UNESP – Campus de Rio Claro)

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v13i3.167

Resumo

A pesquisa pretende contribuir com o planejamento territorial em área de expansão urbana, por meio da caracterização geomorfológica embasada na proposta cartográfica dos níveis taxonômicos do relevo (ROSS, 1990, 1992 e 2001). Esta promove o estabelecimento de vários táxons ou categorias de formas de relevo, tendo como apoio a cartografia das formas do relevo de diferentes tamanhos (ROSS, 1992). A área eleita para aplicação da proposta corresponde ao setor de expansão urbana noroeste de Piracicaba (SP), estabelecido entre as latitudes 22º37’30’’e 22º42’’30’’ S, e as longitudes 47º41’15’’ e 47º45’00’’ W. A elaboração e interpretação da Carta Geomorfológica possibilitou um diagnóstico detalhado das condições morfográficas, morfométricas e mordinâmicas da área estudada, sobretudo aquelas vinculadas a processos dinamizados pelas interferências antrópicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Silveira, Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Campus de Rio Claro

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Rio Claro), Mestre em Geografia (UNESP/Campus Rio Claro) e aluno regular de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia desta mesma Universidade. Vem trabalhando com Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia. Tem especial atenção a abordagem geográfica integrada.

Cenira Maria Lupinacci da Cunha, Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento (Deplan/IGCE/UNESP – Campus de Rio Claro)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Geografia (1997) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professora assistente - doutora da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia geomorfológica e análise geoambiental

Downloads

Publicado

05-08-2013

Como Citar

Silveira, A., & Cunha, C. M. L. da. (2013). CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA EM ÁREA DE EXPANSÃO URBANA: UMA CONTRIBUIÇÃO AO PLANEJAMENTO TERRITORIAL. Revista Brasileira De Geomorfologia, 13(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v13i3.167

Edição

Seção

Artigos