ANÁLISE DE TÉCNICAS DE SEGMENTAÇÃO PARA MELHORIA NA OBTENÇÃO DE DADOS GEOMORFOMÉTRICOS COM BASE EM FERRAMENTAS OPEN SOURCE

Autores

  • Olavo Amancio de Oliveira Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Geociências, Programa de pós-graduação em geociências aplicadas e geodinâmica, Campus Universitário Darcy Ribeiro.
  • Edilson de Souza Bias Universidade de Brasília-UnB Instituto de Geociências
  • Valdir Adilson Steinke Universidade de Brasília-UnB Departamento de Geografia
  • Rogerio Baptista de Sousa Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Geociências, Programa de pós-graduação em geociências aplicadas e geodinâmica, Campus Universitário Darcy Ribeiro.
  • Denílson Pereira Passo Serviço Florestal Brasileiro (SFB)
  • Gustavo Macedo de Mello Baptista Universidade de Brasília-UnB Instituto de Geociências
  • Waterloo Pereira Filho Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Geociências

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v21i4.1658

Palavras-chave:

Segmentação, Geomorfométria, Bacia hidrográfica

Resumo

O objetivo da pesquisa é demonstrar a viabilidade do uso de segmentação de imagens na obtenção de dados geomorfométricos para gestão de bacias hidrográficas. O estudo foi desenvolvido na bacia do Córrego Bandeirinha (BHCB), situada no estado de Goiás, no município de Formosa-GO. Para aplicação do estudo, utilizou-se o Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), com dados de 1” x 1” (um segundo de arco) ou 30 m de resolução espacial. Para a segmentação do SRTM, com intuito de efetuar a separação de classes para identificação dos alvos que subsidiaram a pesquisa, foi utilizado o algoritmo ODR_Obia, adaptado do algoritmo de segmentação TA Baatz Segmenter, via plataforma do sistema open source QGIS, cujo resultado da segmentação e extração dos índices pré-definidos, resultou-se em nova imagem raster segmentada. Para a obtenção dos dados geomorfométricos, utilizou-se modelo ODR_Hidro, acessado via plataforma do QGIS, desenvolvido em linguagem Python. As formulações matemáticas foram compiladas dentro do modelo ODR_Hidro, assim como sua adaptação, por intermédio de outros algoritmos hidrológicos que são utilizados por software como o QGIS, GrassGIS e SagaGIS, subsidiando a extração dos índices geomorfométricos, a delineação da bacia e a extração dos canais da rede de drenagem. Os resultados foram avaliados a partir da aplicação do teste de hipóteses utilizando a estatística do Teste Mann-Whitney, para verificar se as médias das discrepâncias das coordenadas encontradas para os eixos E e N dos pontos de bifurcações são iguais ou similares àquelas que foram produzidas pelo modelo ODR_Hidro, tanto na imagem SRTM segmentada quanto na do SRTM original. O Teste de Mann-Whitney foi aplicado em seis conjuntos de amostras, sendo que em quatro, as hipóteses foram aceitas e apenas em dois conjuntos de amostras as hipóteses foram rejeitadas. Através dos resultados obtidos, infere-se que a aplicação do modelo ODR_Hidro para caraterização e definição de índices geomorfométricos utilizando a imagem do SRTM segmentado, ser bastante eficiente, haja visto que a validação de campo demonstrou a eficiência do modelo ao comprovar a existência das drenagens de 1ª ordem não mapeada na carta da DSG. Assim, é possível concluir que a segmentação de imagens, visando à caracterização geomorfométrica de bacias hidrográficas, poderá contribuir de forma eficiente para o fornecimento de dados morfométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Amancio de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Geociências, Programa de pós-graduação em geociências aplicadas e geodinâmica, Campus Universitário Darcy Ribeiro.

Olavo Amancio de Oliveira – Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás – UEG – Campus Formosa-GO, Especialização em Agrimensura, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas (Área de Concentração – Geoprocessamento e Análise Ambiental) da Universidade de Brasília (UNB), Brasília - DF, aluno regular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicose Notariais – UNINTER. Atualmente trabalha com Georreferenciamento e é credenciado junto ao INCRAsob o código (OLHJ), Geoprocessamento e mapeamentos diversos.

Rogerio Baptista de Sousa, Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Geociências, Programa de pós-graduação em geociências aplicadas e geodinâmica, Campus Universitário Darcy Ribeiro.

Rogério Baptista de Sousa
- Tecnólogo em Segurança da Informação - UNICESP-DF
- Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação - Faculdade JK
- Mestrando em Geoprocessamento e Análise Ambiental - Instituto de Geociências - UnB
- Técnico em Educação (Nível Superior - Analista de TI) - FUB

Denílson Pereira Passo, Serviço Florestal Brasileiro (SFB)

Denilson Pereira Passo - Geógrafo bacharel e licenciado pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2012)
e Universidade Estadual de Goiás - UEG (2007), especialista em Solos e Meio Ambiente pela Universidade
Federal de Lavras - UFLA (2010), aperfeiçoamento em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pelo Instituto
de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Oeste - ITCO (2012), Mestre em Geociências Aplicadas pela
Universidade de Brasília - UnB (2013) e Doutor em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasília - UnB
(2017). Experiência nas áreas: georreferenciamento de imóveis rurais, geoprocessamento e sensoriamento
remoto, programação em geociências (Matlab e Python), mapeamentos pedológico, geomorfológico e de uso
e cobertura do solo e classificação com análise geográfica de imagens baseada em objeto (GEOBIA). 

Downloads

Publicado

01-10-2020

Como Citar

de Oliveira, O. A., Bias, E. de S., Steinke, V. A., de Sousa, R. B., Passo, D. P., Baptista, G. M. de M., & Filho, W. P. (2020). ANÁLISE DE TÉCNICAS DE SEGMENTAÇÃO PARA MELHORIA NA OBTENÇÃO DE DADOS GEOMORFOMÉTRICOS COM BASE EM FERRAMENTAS OPEN SOURCE. Revista Brasileira De Geomorfologia, 21(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v21i4.1658

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)