THE PRODUCTION OFTHE SEDIMENT OF THE SOUTH AMERICA CONTINENT: PROPOSE OF MAPPING OFTHE EROSION RATES BASED ON GEOLOGICAL AND GEOMORPHOLOGICAL ASPECTS
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v7i1.159Resumo
O presente artigo apresenta a classificação das terras do continente Sul-americano quanto à produção de sedimenos com base em estudo de suas características geológicas, geomorfológicas, pedológicas, de uso do solo, declives e precipitação pluviométrica. O estudo foi desenvolvido em platafoma Arc GIS e correlacionado ás amostras coletadas na rede de estações de monitoramento. O produto do estudo corresponde ao mapa de potencial de produção de sedimentos, cuja aplicação imediata é prever a redução de vida útil de reservatórios de usinas hiroelétricas e a degradação de certos ecossistemas, como por exemplo, as bacias do Pantanal, do Rio da Prata e da Amazônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.