DINÂMICA DE MATÉRIA ORGÂNICA DE SUPERFÍCIE CONDICIONADA PELA TOPOGRAFIA EM FLORESTA ATLÂNTICA DE MACIÇO COSTEIRO, PARNA-TIJUCA, RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v20i3.1544

Palavras-chave:

Serapilheira, Gradiente topográfico, Geo-hidroecologia.

Resumo

Em vista à importância da dinâmica de matéria orgânica para a ecologia florestal, o presente trabalho analisou a influência topografia sobre os processos de produção e estocagem de serapilheira em área de Floresta Atlântica Ombrófila pertencente ao PARNA-Tijuca, RJ. A pesquisa englobou aspectos da vegetação, a produção, redistribuição e estocagem de serapilheira, além de características do solo como presença de matéria orgânica e fertilidade. Tais variáveis foram comparadas entre as condições de divisor de drenagem, alta e baixa encostas e o fundo de vale. O divisor de drenagem destaca-se apresentando vegetação mais baixa, com dossel um pouco mais aberto, maior densidade de indivíduos e favorável às palmeiras, em comparação às demais áreas. As variações encontradas na estrutura da vegetação não se materializaram em diferenças significativas entre as posições na encosta em relação à massa de detritos orgânicos aportados ao solo durante um ano. A redistribuição de serapilheira pela topografia é essencialmente associada ao momento da queda dos detritos, e o material já depositado no solo também pode ser mobilizado para o movimento encosta abaixo. Condicionadas pelo gradiente de umidade vinculado à topografia, taxas de decomposição diferenciadas resultam em estoques de serapilheira significativamente menos espesso no fundo de vale onde a decomposição é mais rápida. O divisor de drenagem, menos úmido, apresenta estoque mais espesso. Os estoques foram similares e intermediários na alta e baixa encosta. Como provável reflexo da decomposição mais lenta da serapilheira, o divisor de drenagem apresentou pior condição de fertilidade, com alta acidez e presença de alumínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Soter de Mariz e Miranda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Geógrafo, possui Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRJ, na área de concentração de Planejamento e Gestão Ambiental. Atua como pesquisador colaborador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos Geoambientais (LIEG) do Departamento de Geografia da UFRJ.

André de Souza Avelar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Geólogo, com Mestrado e doutorado em Geografia. Professor Adjunto do Departamento de Geografia da UFRJ, Coordenador Laboratório Interdisciplinar de Estudos Geoambientais (LIEG) do Departamento de Geografia da UFRJ.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

Miranda, F. S. de M. e, & Avelar, A. de S. (2019). DINÂMICA DE MATÉRIA ORGÂNICA DE SUPERFÍCIE CONDICIONADA PELA TOPOGRAFIA EM FLORESTA ATLÂNTICA DE MACIÇO COSTEIRO, PARNA-TIJUCA, RJ. Revista Brasileira De Geomorfologia, 20(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v20i3.1544

Edição

Seção

Artigos