CENÁRIOS EVOLUTIVOS DA CONECTIVIDADE DA PAISAGEM EM AMBIENTE SEMIÁRIDO – BACIA DO RIACHO DO SACO, SERRA TALHADA, PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v21i1.1529Palavras-chave:
sensitividade da paisagem, conectividade da paisagem, , modelo de evolução de transmissãoResumo
O presente trabalho visou analisar a evolução da conectividade da paisagem na bacia do riacho do Saco, semiárido pernambucano. As modificações naturais e/ou antrópicas podem gerar mudanças processuais/estruturais no sistema fluvial, sendo necessário analisar as alterações do comportamento da conectividade. Para tal, foram detalhados o comportamento do escoamento superficial e da conectividade da paisagem e de Área de Captação Efetiva; além da sensitividade da paisagem o que auxiliou a elaboração de cenários de mudança coerentes. A bacia apresenta forte desconectividade, com os patamares elevados apresentando maiores volumes de escoamento, devido a maiores taxas de precipitação e de remoção da vegetação. Os dois cenários de mudança demonstram aumento do escoamento superficial, devido a diminuição da vegetação, contudo dependendo da área modificada gera efeitos diferentes na conectividade, com aumento das incisões verticais ou assoreamento/preenchimento dos canais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.