FORMAÇÕES CONCRECIONÁRIAS E ASPECTOS GENÉTICOS E EVOLUTIVOS DO MACIÇO DO QUINCUNCÁ, PROVÍNCIA BORBOREMA, NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Abner Monteiro Nunes Cordeiro Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Frederico de Holanda Bastos Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Rubson Pinheiro Maia Universidade Federal do Ceará-UFC

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v19i2.1330

Palavras-chave:

geomorfologia, laterita, maciço residual

Resumo

Fragmentos de laterita encontram-se distribuídos na porção setentrional da Província Borborema, constituindo feições residuais de antigo capeamento laterítico, parcialmente dissecado, pelo atual sistema de drenagem, restando apenas alguns testemunhos desconectados. O presente trabalho propõe analisar as diferentes situações nas quais se apresentam as formações lateríticas, permitindo, assim, compreender a gênese dessas formas em função da evolução do contexto geomorfológico regional no qual está inserido, tornando-se referência regional para o estudo do desenvolvimento do modelado. O método empregado para o desenvolvimento deste trabalho consistiu em revisão bibliográfica detalhada sobre condições necessárias para o desenvolvimento de perfis lateríticos, seguido do levantamento de informações geológicas e climáticas, além da interpretação de mapas e trabalhos de reconhecimento de campo. Este permitiu a identificação e análise de perfis lateríticos, possibilitando o entendimento da situação morfológica das formações supergênicas no Maciço do Quincuncá. Atualmente, remanescentes de cobertura laterítica encontram-se no setor setentrional da Bacia do Araripe, sustentando tais feições tabulares no topo de relevos cristalinos. Com base na pesquisa foi proposto modelo de laterização, cujas condições de umidade durante o Paleógeno, superiores às atuais, favoreceram a evolução de perfis de laterita in situ em parte da Província Borborema. A presença da laterita teria favorecido a manutenção de a manutenção de platôs tabulares em torno de 700 m. A progressiva aridificação do clima regional no Neógeno seria responsável pela fragmentação do capeamento laterítico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abner Monteiro Nunes Cordeiro, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutor em Geografia; Professor Substituto da Universidade Estadual do Ceará, Curso de Geografia, Centro de Ciências e Tecnologia.

Frederico de Holanda Bastos, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutor em Geografia; Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Curso de Geografia, Centro de Ciências e Tecnologia.

Rubson Pinheiro Maia, Universidade Federal do Ceará-UFC

Doutor em Geodinâmica e Geofísica; Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Geografia.

Downloads

Publicado

01-04-2018

Como Citar

Cordeiro, A. M. N., Bastos, F. de H., & Maia, R. P. (2018). FORMAÇÕES CONCRECIONÁRIAS E ASPECTOS GENÉTICOS E EVOLUTIVOS DO MACIÇO DO QUINCUNCÁ, PROVÍNCIA BORBOREMA, NORDESTE DO BRASIL. Revista Brasileira De Geomorfologia, 19(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v19i2.1330

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>