FORMAÇÕES CONCRECIONÁRIAS E ASPECTOS GENÉTICOS E EVOLUTIVOS DO MACIÇO DO QUINCUNCÁ, PROVÍNCIA BORBOREMA, NORDESTE DO BRASIL

Authors

  • Abner Monteiro Nunes Cordeiro Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Frederico de Holanda Bastos Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Rubson Pinheiro Maia Universidade Federal do Ceará-UFC

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v19i2.1330

Keywords:

geomorfologia, laterita, maciço residual

Abstract

Fragmentos de laterita encontram-se distribuídos na porção setentrional da Província Borborema, constituindo feições residuais de antigo capeamento laterítico, parcialmente dissecado, pelo atual sistema de drenagem, restando apenas alguns testemunhos desconectados. O presente trabalho propõe analisar as diferentes situações nas quais se apresentam as formações lateríticas, permitindo, assim, compreender a gênese dessas formas em função da evolução do contexto geomorfológico regional no qual está inserido, tornando-se referência regional para o estudo do desenvolvimento do modelado. O método empregado para o desenvolvimento deste trabalho consistiu em revisão bibliográfica detalhada sobre condições necessárias para o desenvolvimento de perfis lateríticos, seguido do levantamento de informações geológicas e climáticas, além da interpretação de mapas e trabalhos de reconhecimento de campo. Este permitiu a identificação e análise de perfis lateríticos, possibilitando o entendimento da situação morfológica das formações supergênicas no Maciço do Quincuncá. Atualmente, remanescentes de cobertura laterítica encontram-se no setor setentrional da Bacia do Araripe, sustentando tais feições tabulares no topo de relevos cristalinos. Com base na pesquisa foi proposto modelo de laterização, cujas condições de umidade durante o Paleógeno, superiores às atuais, favoreceram a evolução de perfis de laterita in situ em parte da Província Borborema. A presença da laterita teria favorecido a manutenção de a manutenção de platôs tabulares em torno de 700 m. A progressiva aridificação do clima regional no Neógeno seria responsável pela fragmentação do capeamento laterítico. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Abner Monteiro Nunes Cordeiro, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutor em Geografia; Professor Substituto da Universidade Estadual do Ceará, Curso de Geografia, Centro de Ciências e Tecnologia.

Frederico de Holanda Bastos, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutor em Geografia; Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Curso de Geografia, Centro de Ciências e Tecnologia.

Rubson Pinheiro Maia, Universidade Federal do Ceará-UFC

Doutor em Geodinâmica e Geofísica; Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Geografia.

Published

2018-04-01

How to Cite

Cordeiro, A. M. N., Bastos, F. de H., & Maia, R. P. (2018). FORMAÇÕES CONCRECIONÁRIAS E ASPECTOS GENÉTICOS E EVOLUTIVOS DO MACIÇO DO QUINCUNCÁ, PROVÍNCIA BORBOREMA, NORDESTE DO BRASIL. Revista Brasileira De Geomorfologia, 19(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v19i2.1330

Issue

Section

Articles