INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS HIDROGEOLÓGICOS DE AQUÍFEROS CÁRSTICOS NA EVOLUÇÃO DO RELEVO: PORÇÃO CENTRAL DA CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA, BRASIL

Autores

  • Lucas de Queiroz Salles Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências, aluno de pós-graduação em Geologia.
  • Luiz Rogério Bastos Leal Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências.
  • Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências.
  • Fernando Verassani Laureano Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas e Saúde da PUC Minas.
  • Thiago dos Santos Gonçalves Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências, aluno de pós-graduação em Geologia.

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v19i1.1214

Palavras-chave:

Geomorfologia Cárstica, Aquífero Carbonático, Grupo Una-Bambuí

Resumo

O presente trabalho discute como o funcionamento hidrogeológico do aquífero cárstico condiciona e interage com a evolução morfológica do relevo. O sistema cárstico situado na porção central da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil abriga um conjunto de sítios espeleológicos de relevância no país. A região é palco de importantes descobertas científicas, particularmente relacionados à espeleologia e evolução dos terrenos cársticos. Entretanto, a compreensão das relações existentes entre a morfologia e a hidráulica subterrânea ainda estão pouco exploradas. Com esse intuito, foram realizados estudos comparativos entre as feições morfológicas do terreno e dados de capacidade específica de poços tubulares, apoiados por dados hidrogeoquímicos e de isótopos estáveis (δ13C). As feições superficiais do terreno mostraram correlação com os dados de capacidade específica, principalmente levando em consideração a distribuição de dolinas. Já quando comparados com a profundidade, os dados de capacidade específica apresentaram dois intervalos de maior produtividade: o primeiro para poços com menos de 60 metros de profundidade, e o segundo para poços com profundidade variando entre 91 e 120, sugerindo uma maior conexão hidráulica nesses intervalos de classe. A evolução morfológica da área estudo é, provavelmente, intrínseca a coalescência de dois processos de carstificação distintos: a carstificação hipogênica e a epigênica, que conotam ao sistema características distintas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2018

Como Citar

Salles, L. de Q., Bastos Leal, L. R., Pereira, R. G. F. de A., Laureano, F. V., & Gonçalves, T. dos S. (2018). INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS HIDROGEOLÓGICOS DE AQUÍFEROS CÁRSTICOS NA EVOLUÇÃO DO RELEVO: PORÇÃO CENTRAL DA CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA, BRASIL. Revista Brasileira De Geomorfologia, 19(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v19i1.1214

Edição

Seção

Artigos