Aspectos Geomorfológicos E Caracterização Química E Estrutural De Formações Concrecionárias Da Depressão Periférica (RS)

Autores

  • Ivaniza de Lourdes Lazzarotto Cabral
  • Rogério Junqueira Prado

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v9i2.108

Resumo

Neste trabalho foi realizada a análise química de níveis concrecionários em três diferentes situações, localizados no interflúvio entre os rios Ibicuí e Jacuí, na Depressão Periférica do Rio Grande do Sul - município de Cacequi. A presença de níveis concrecionários em blocos, pisolíticos e pisolíticos associados a depósitos de cascalheiras, expressa as duas variações do elemento ferro nas morfologias já mencionadas, indicando transformação e evolução não só da estrutura geológica / geomorfológica, mas das próprias condições pedológicas da região, sob a atual conjuntura climática. Utilizando-se das técnicas de Espectrometria de Raios X por Dispersão em Energia (EDX) e Difração de Raios X (XRD), obteve-se a caracterização química e da estrutura cristalina dos principais componentes pertencentes às três situações morfológicas das concreções. As informações apresentadas permitem verificar que há necessidade de estabelecer algumas revisões em relação aos processos transformadores das superfícies na Depressão Periférica do Rio Grande do Sul, principalmente em relação aos pedogenéticos, pois em uma escala relativamente detalhada tudo indica que na região ocorrem eventos de paleolatossolos e que, sob condições climáticas divergentes às de sua gênese, constituem um dos materiais de origem dos Argissolos na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-11-2008

Como Citar

Cabral, I. de L. L., & Prado, R. J. (2008). Aspectos Geomorfológicos E Caracterização Química E Estrutural De Formações Concrecionárias Da Depressão Periférica (RS). Revista Brasileira De Geomorfologia, 9(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v9i2.108

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)