CARSTE SUSPENSO E GEOMORFOLOGIA DE LONGO TERMO. A REGIÃO CÁRSTICA DOS CURRAIS DE PEDRAS, JEQUITAÍ – MINAS GERAIS

Autores

  • Frederico Augusto Alves Gonçalves Instituto de Geociências
  • Joël Georges Marie Andre Rodet Centre National de la Recherche Scientifique, Université de Rouen. UMR 6143-CNRS, Laboratoire de Géologie.
  • Antônio Pereira Magalhães Junior Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v18i2.817

Palavras-chave:

Carste, Longo-termo, Evolução geomorfológica

Resumo

Paisagens cársticas suspensas podem guardar elementos resultantes de processos naturais que nelas atuaram antes do seu alçar. Na região centro-norte de Minas Gerais, esse tipo de cenário foi observado nas superfícies cimeiras de elevações topográficas tabulares situadas em terrenos da bacia do Riacho Fundo. Tais feições de relevo desenvolvem-se em carbonatos neoproterozoicos da Formação Lagoa do Jacaré – Grupo Bambuí. Essas rochas exibem feições estruturais que exerceram – e ainda exercem – um importante controle na dinâmica e na gênese de algumas das formas cársticas. As estruturas tectônicas expressam-se principalmente pela planimetria das cavernas e as estruturas congênitas pela inibição do desenvolvimento vertical do carste. Formações superficiais autóctones e alóctones também compõem a paisagem. Aproximações acerca da hidrodinâmica atuante na elaboração do carste estudado foram realizadas a partir de análises sobre a morfologia de condutos de cavernas, a planimetria da rede subterrânea, a litoestratigrafia e a litoestrutura. Foram construídas análises das relações genéticas e dinâmicas entre as formas cársticas, o relevo regional e as formações superficiais. Os seixos, em superfície e no interior de algumas cavernas, sugerem que algum curso d’água com capacidade de transporte drenou a área por um período situado em um espaço de tempo anterior e/ou cronocorrelato ao início da instalação de uma dinâmica cárstica e da incisão da atual rede de drenagem. Os resultados alcançados sugerem que a elaboração do carste investigado teve início no Mioceno Superior.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Augusto Alves Gonçalves, Instituto de Geociências

Universidade Federal de Minas Gerais

Antônio Pereira Magalhães Junior, Universidade Federal de Minas Gerais.

Departamento de Geografia

Downloads

Publicado

30-05-2017

Como Citar

Gonçalves, F. A. A., Rodet, J. G. M. A., & Magalhães Junior, A. P. (2017). CARSTE SUSPENSO E GEOMORFOLOGIA DE LONGO TERMO. A REGIÃO CÁRSTICA DOS CURRAIS DE PEDRAS, JEQUITAÍ – MINAS GERAIS. Revista Brasileira De Geomorfologia, 18(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v18i2.817

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>